São atividades do clube a promoção de passeios e desfiles, a promoção e a participação em eventos esportivos e competições, visitas a exposições e a coleções de carros antigos, participação em concursos de elegância, intercâmbio e correspondência com clubes congêneres, troca de informações técnicas, divulgação da marca, “raids solidários” etc.
Mensalmente é realizada uma reunião dos associados, para congraçamento social e troca das últimas informações.
Esta reunião ocorria, no início, toda primeira segunda-feira de cada mês, a partir das 21 horas, sendo realizada atualmente no restaurante “King Size” da avenida Faria Lima (antigo Capricho).
Atualmente, os encontros têm ocorrido no mesmo horário, na primeira terça-feira do mês, no restaurante “Rascal”, do Shopping Iguatemi.
Acontecem aí animadas conversas sobre as últimas participações nos passeios ou nas competições, a exibição das mais recentes fotos ou fitas de vídeo, a programação dos próximos eventos, enfim, tudo que diga respeito às atividades passadas, presentes ou futuras promovidas pelo clube. Atualmente há, inclusive, uma significativa participação das mulheres dos sócios, carinhosamente chamadas de “Alfettes”.
Ao longo de cada ano são programados diversos passeios, preferencialmente a locais não muito distantes e que possuam algum interesse específico. É a sempre aguardada oportunidade para todos colocarem seus preciosos veículos para rodar, formando um verdadeiro desfile de raridades.
Dentro da característica esportiva e de inovação tecnológica que identifica os automóveis Alfa Romeo, o clube, no passado, teve uma presença marcante em eventos esportivos como corridas, provas de estrada e provas de subida de montanha, mas atualmente tem se dedicado aos rallies de regularidade e raids.
É maciça a participação dos sócios do Alfa Romeo Clube do Brasil em alguns destes eventos, organizados por clubes irmãos de carros antigos.
Algumas provas, que foram organizadas pelo próprio Alfa Romeo Clube do Brasil, merecem destaque especial pela importância que adquiriram entrando para a história do antigomobilismo. É o caso específico da já tradicional “Prova Speciale Sulla Strada”.
A primeira prova foi realizada em 1990, em uma estrada vicinal entre Itatiba e Vinhedo, revivendo o melhor estilo das “Mille Miglia” e “Targa Florio”, tradicionais provas de estrada italianas. Houve mais de 50 inscritos, e a prova teve pleno sucesso.
A partir de 1991 a “Prova Speciale Sulla Strada” teve suas características ligeiramente alteradas e passou a ser disputada como prova de velocidade, em estrada vicinal de Barra Bonita.
A prova era realizada em um trecho reto da estrada, ao longo de três quilômetros, com medição de tempos para o quilômetro lançado e aceleração de 0 a 400m e 0 a 1.000m. O percurso é realizado nos dois sentidos, em ida e volta, para obtenção da média dos tempos.
No mês de abril do ano de 2000 a prova chegou à sua terceira edição em Barra Bonita (“IVª Prova Sulla Strada), constituindo-se como sempre em um tremendo êxito, graças também à hospitalidade do sócio Pedro Ometto, anfitrião e um dos organizadores do evento.
Atualmente, por questões de segurança, autorizações administrativas e regulamentações ambientais do local, a prova não foi mais realizada.
Em paralelo com a criação do Alfa Romeo Clube do Brasil, foi também constituída a seção esportiva do clube, denominada “Alfa Romeo Squadra Corse”. Seu símbolo é o próprio “Quadrifoglio”, o trevo de quatro fôlhas, adotado como símbolo dos carros de corrida da Alfa Romeo desde 1924.
A Alfa Romeo Squadra Corse tem representado o clube com brilhantismo, nas pistas de corrida, desde os tempos do Interlagos Trophy. Em 1990 surgiu a Fórmula Classic, disputada por veículos fabricados até 1975. A presença dos Alfas no “grid” é constante e numerosa. O JK (FNM 2150) de Fabio Steinbruch sagrou-se bi-campeão da Fórmula Classic, na categoria até 2.300 c.c., nos anos 1991/92.
Outro destaque digno de nota foi a participação deste mesmo JK na XXIIª Mil Milhas Brasileiras deste ano, 33 anos após a vitória consagradora obtida por Chico Landi e Christian Heins em 1960, conduzindo este mesmo modêlo!
A título histórico merece mencionar a façanha do heroico JK: Sagrou-se vencedor, na categoria C (acima de 2.000 c.c.), da primeira etapa do Campeonato Paulista de Endurance, prova noturna com três horas de duração, realizada em Interlados na noite de 31 de Julho do ano de 2000 (Em tempo: A prova não é de carros antigos. Competiram Opala Stock Car, Omega, Gol Turbo e outras feras…).