Os mais incríveis Alfa Romeo de Águas de Lindóia 2022 (Parte 2)
• Por Alfa RomeoParte 2 da matéria de Marco Antônio Oliveira e fotos de Juliano Barata para a Flatout.
Alfa Romeo SZ
Fabricado pela Zagato, numa volta a lendárias parcerias do passado entre as duas casas de Milão, o SZ é um desenho polarizador: ame ou odeie, ninguém é indiferente. Dentro da Alfa era chamado Il Mostro, um incrivelmente atarracado, agressivo, diferente e inovador desenho. As laterais, retas como falésias, enormes, a cabine visualmente minúscula, a frente brava com seis faróis e no meio um Scudetto diferente, minimalista, futurista, mínimo. Original e corajoso ao extremo.
Era baseado no sedã 75, motor V6 Busso de três litros, 12 válvulas e 210 cv dianteiro, transeixo traseiro, de Dion atrás e duplo A na frente. Mas entre-eixos curto, e um V6 feito a mão, com cuidado, o que resulta em algo extremamente suave, linear e potente.
Eu sei disso em primeira mão: andei em Romeiros com este carro, em companhia do dono, para um vídeo do Flatout Clubsport. O que achei? Simplesmente sensacional. Um motor sublime, ao mesmo tempo suave e bravo, linear e entusiasmente. Não uma montanha de potência, mas uma de prazer. O carro é pequeno, ágil, confortável, e, incrivelmente, com ótima visibilidade para todos os lados; o interior em couro claro é iluminado e agradabilíssimo. Um carro único no Brasil, de um total de pouco mais de mil carros produzidos. Um privilégio até de estar perto.
Alfa Romeo 6C 2500 Boneschi
Antes de ser a marca de carros de produção seriada que conhecemos hoje, antes da segunda guerra mundial a Alfa Romeo era basicamente uma marca de motores aeronáuticos, que fazia alguns carros esporte e GT de alta tecnologia e desempenho, além de competição, claro. Era literalmente a Ferrari do pré-guerra; foi cuidando das competições da Alfa Romeo que Enzo aprendeu o seu ofício.
O último dos Alfa Romeo deste tipo, feitos a mão a preços altíssimos, foi o 6C 2500. Um sobrevivente do pré-guerra, era o que a Alfa tinha em produção ao terminar o conflito. Até o lançamento do sedã monobloco 1900 em 1950, e a consequente mudança de foco, era o fim desta era na Alfa.
Este exemplar 1950, com carroceria Boneschi, é portanto uma raridade, feita em baixo volume. Todo 6C 2500 é raro, com algo em torno de 680 deles fabricados no pós-guerra, mas este é mais: consta que fizeram três deles no mundo e somente dois sobreviveram ao tempo. Com direção do lado direito, reflete de novo o pré-guerra: acima de uma certa faixa de preço, os carros chiques eram todos com a direção à direita na Itália.
O motor é um seis em linha DOHC, com 2,5 litros e 90 cv; a carroceria GT é obviamente um item de alta qualidade, encomendada a um valor inimaginável. Um carro extremamente exclusivo e belíssimo, que reflete uma Alfa Romeo muito diferente.
Alfa Romeo A12 flat-bed
Como sabemos, a Alfa Romeo também fabricava caminhões; mas não tivemos aqui a linha de furgões e caminhões pequenos da marca. O que não impediu o colecionador Diego Comolatti em trazer uma e adaptar uma prancha para carregar seus Alfa Romeo com ela. Algo simplesmente sensacional.
Alfa Romeo Giulietta Sprint e Sprint Speciale
Antes da Giulia existiu a Giulietta; um carro menor, mas que inaugurou a era de ouro do Alfa Romeo Twin-cam. E antes da GTV existiu o Giulietta Sprint: um cupê esportivo baseado na Giulietta. O Twin-cam tinha aqui apenas 1.290 cm³, mas até 100 cv nos Sprint Speciale. A diferença basicamente ficava na carroceria, 2+2 no Sprint, e dois lugares na SS
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Ainda com freios a tambor, são de qualquer forma carrinhos minúsculos e sensacionais; um tamanho menor de Alfa Romeo que fez um sucesso tremendo e abriu as portas para os Giulia que vieram depois. Como o GTV que veio depois, ambas as carrocerias são de Bertone; mas aqui são obra de Franco Scaglione, e não Giugiaro.
Para conferir a parte três, clique aqui.
Matéria de Marco Antônio Oliveira e fotos de Juliano Barata para a Flatout.
https://flatout.com.br/os-mais-incriveis-alfa-romeo-de-aguas-de-lindoia-2022/(Acesso em 10/08/2022)
Agradecimento especial à Juliano Barata por nos permitir compartilhar a matéria em nosso AlfaNews, contando um pouco do que ocorreu no EBAA 2022.