Prova Fabio Steinbruch – Resultado

Este 24 de fevereiro sagrou-se como um dia histórico, ao menos para a comunidade Alfista do Brasil. Com uma ideia que surgiu em cima da hora e parecia pretensiosa demais para ser realizada, foi levada adiante e concretizada em um esforço mútuo entre o Alfa Romeo Clube, o clube irmão Alfa Romeo BR e o Alfa Cult, contando também com o apoio inestimável do nosso amigo Jan Balder.
A Prova Fábio Steinbruch, realizada juntamente com o Torneio Interlagos de Regularidade, veio para saudar nosso amigo e fundador que dá nome à prova, marcar os 30 anos de existência do clube que ele fundou, e dar as boas-vindas à Alfa Romeo na Fórmula 1, que volta após mais de 30 anos para a categoria em parceria com a equipe Sauber. Como se não fosse já suficiente, a prova também marcou o início do 10º Torneio Interlagos de Regularidade.
Em um feito que desafiou até mesmo a imaginação dos mais assíduos aficcionados pela marca, tivemos 57 Alfa Romeo na pista do autódromo José Carlos Pace, o que muito provavelmente foi um recorde nacional, além do óbvio recorde local. Ainda tirando os dois carros-madrinha, uma Spider com a preciosa Graziela e outra com o ativíssimo Silvio Zambello, tinhamos 55 carros de um total de 79 no circuito de Interlagos, um número que, até agora, impressiona muito.
Todos os Alfa Romeo se organizaram na entrada da pista pela famosa Curva do Laranjinha, em ordem de modelo/fabricação, e seguiram para uma volta de apresentação, com a liderançå dos carros-madrinha, até alinharem no grid de largada na reta principal, para uma largada simbólica.
Tentar descrever os próximos 45 minutos seria em vão. Rodar com outras 54 Alfas na pista, em um circuito que em novembro receberá outras duas correndo na Fórmula 1, é de uma emoção indescritível. Felizmente tivemos a cobertura de equipes de filmagem, nossas e de outros canais, e mais incontáveis espectadores e participantes alfistas que colheram suas próprias imagens e, acreditem, cada uma delas fala mais do que mil palavras.
Com uma vitória simplesmente poética, tanto na classificação geral do Torneio como na Prova Fabio Steinbruch, fica realmente bastante difícil de imaginar um resultado melhor e mais adequado do que este. Na presença de todos nós que lá estávamos, nosso querido Wanderley Natali e Leo Steinbruch, irmão do nosso saudoso homenageado, colocaram em palavras a emoção geral do evento, combinando a alegria pela realização de uma prova como esta com as saudades que sentimos.
Além de toda importância desta prova por si só, ela também serve para mostrar que a comunidade Alfista persiste, cresce e se multiplica. Serve para mostrar que estamos aqui, e que ainda tem muito pra acelerar. Este evento abre portas para outros no futuro, e esperamos sinceramente que os próximos sejam ainda melhores, ainda mais repletos de Alfas na pista, que superem em tudo o que não parece possível. Mas ainda que tudo isso se realize, esta prova Fabio Steinbruch em Interlagos foi um ponto de partida. Um NOVO ponto de partida.
O resto, como dizem, é história.

Confira aqui o resultado da prova:
1º – Wanderley Natali – Alfa Romeo Giulietta Sprint
2º – Leonardo Patat – Alfa Romeo GTV 2000
3º – Marcus Myrrha e Eduardo Gotisa – Alfa Romeo 155
4º – Carlos Alberto – Alfa Romeo Spider
5º – Ricardo Prado e Roberto Santos – Alfa Romeo Giulia
6º – Ricardo Augusto e Murilo Santana – Alfa Romeo 145
7º – Gildo Antunes – Alfa Romeo Berlina
8º – Eduardo Del Acqua e Pedro Del Acqua – Alfa Romeo 155
9º – Francisco Alves – Alfa Romeo 156
10º – Gustavo Andre J Rodrigues – Alfa Romeo GTV 2000
11º – Luis Claudio Caneco e Marcelo Castro – Alfa Romeo 156
12º – Antonio C. Maranghelo Neto – Alfa Romeo 164
13º – Alexandre Stotz e Ivo Sanches – Alfa Romeo Spider
14º – Morgan Thomas – Alfa Romeo 155
15º – Jose Antonio Neto e Luis Cláudio – Alfa Romeo 156
Confira o resultado geral no site do Torneio Interlagos de Regularidade, nas categorias Clássico, Moderno, Alfa (Prova Fábio Steinbruch), ou veja o resutado analítico de cada participante.
Foto de Capa, cortesia de Henrique Momi.
Fotos da Galeria: Retiradas das câmeras onboard. Não esqueça de acompanhar nossas mídias, em breve teremos o video da prova disponível!
Foi um evento indescritível, totalmente memorável e marcante para o cuore de cada Alfista que esteve lá e dos que acompanharam remotamente. A integração entre os clubes foi um passo de mestre e torcemos para que ocorra nos eventos futuros. Juntos, nestes eventos tão icônicos, mostraremos que os alfisti estão mais fortes e unidos do que nunca.
Forza Alfa! E bem vinda de volta à F1.
A Alfa Romeo é uma marca incrível! São 107 anos de história e feitos incomparáveis: Primeira campeã mundial de marcas em 1925, reinou quase absoluta no cenário dos grand prix na segunda metade dos anos 1920 e 30, foi tetra campeã em Le Mans ainda nos anos 30, inovou e fez a concorrência correr atrás, humilhou Hitler e sua ditadura com uma vitória espetacular em Nurburgring 1935, venceu com sobras os dois primeiros campeonatos mundiais de fórmula 1 nos anos 1950, revolucionou o mundo dos motores com o fabuloso Bialbero Alfa Romeo, lançado em 1954 e que foi produzido por 44 anos, um dos mais longevos da história, tamanha modernidade e depois, com o V6 “Busso”, que se tornou referência na categoria. Ainda brilhou nos Esporte-Protótipos nos anos 1970, conquistando dois títulos mundiais, 75 e 77, com as espetaculares 33/3 e no turismo internacional dos anos 1990, quando a 155 venceu quase tudo que disputou, em várias categorias, com quatro motores diferentes. Em 2018, volta ao cenário de ponta do automobilismo mundial com a nova equipe da F1. No Brasil, produziu automóveis de 1960 a 1986. Criou uma legião de fãs que permanecem fiéis, mesmo com a marca ausente do nosso mercado há 13 anos. Interlagos, 24 de fevereiro de 2018 foi prova irrefutável do carisma do “Cuore Sportivo”: recorde de Alfas juntos na pista, recorde de camaradagem, de paixão pelo Quadrifoglio Verde e pelo símbolo da cruz e da serpente. Aliás, tempos atrás, um famoso jornalista inglês proferiu com autoridade: “Há mais tradição e emoção pura naquele símbolo do que em todo o resto da indústria automobilística junta”. Disse ainda: “Vc não pode se considerar um verdadeiro petrohead se nunca dirigiu um Alfa Romeo”… Dizer mais o quê? Que precisamos repetir aquele sábado inesquecível muitas e muitas vezes!
Leo, parabéns pela sua síntese! Avanti Alfa!